Para beneficiar munícipes e visitantes, o investimento público, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um abrangente conjunto de soluções de conectividade e ferramentas que, disponibilizadas pela MEO Empresas, trarão qualidade de vida e simplificarão o dia-a-dia dos cidadãos:
• Cobertura Wi-Fi em 30 pontos estratégicos da cidade, com uma landing page desenhada com o foco na dinamização do comércio local.
• Cobertura de rede 5G na Baixa Comercial
• Plataformas Digitais alojadas no Data Center do MEO: o Marketplace com Site e Aplicação móvel o Plataforma de suporte para o Gestor Bairro
• 7 Mupis Digitais – Centros de informação interativa distribuídos pelo Bairro, onde serão promovidos o comércio local e roteiros turísticos
• 6 Bancos Inteligentes, equipados com painéis fotovoltaicos e energeticamente autossuficientes, onde os utilizadores podem carregar os seus telemóveis com um cabo USB ou mesmo sem fios
• 10 experiências de Realidade Aumentada e atividades personalizadas que guiarão os munícipes pelos mais emblemáticos pontos de interesse, locais turísticos ou Lojas com História locais
• Solução de turismo inteligente - Através do fornecimento do GeoAnalytics, que permite traçar o perfil dos visitantes e mapear as suas deslocações pelo bairro.
• Solução de gestão de ocorrências que abrange toda a cidade Foi esta a proposta apresentada pela MEO Empresas em concurso público, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) aprovado pela União Europeia como resposta comunitária à contração económica e demais impactos negativos da pandemia de COVID-19.
De acordo com o projeto submetido por Portugal a Bruxelas, os Bairros Comerciais Digitais surgem como uma “medida catalisadora do crescimento económico” que procura enquadrar e reforçar “o vetor da proximidade e da coesão territorial”, promovendo simultaneamente a “digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, o comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento”. A iniciativa ‘Bairro Comercial Digital de Setúbal’ será apresentada publicamente esta segunda-feira, 13 de janeiro, pelas 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, aos comerciantes da região.
A sessão de abertura será conduzida pelo Presidente da Câmara, André Martins, e pelo diretor de clientes Corporate da MEO Empresas, Jorge Patrício. Após a apresentação inicial, os comerciantes e a população poderão esclarecer dúvidas sobre o projeto, quer assistindo à mesa-redonda, onde estarão representados os Comerciantes, quer no espaço da agenda que será aberto às questões do público. Recorde-se que este evento ocorre depois de, em dezembro, terem sido apresentados os contornos do projeto ao secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira. Durante uma visita à cidade, o governante sublinhou que, de entre os 95 bairros digitais que estão a ser criados em Portugal, o “Bairro Setúbal Digital” representa “o segundo maior investimento”.