A Base Total de Serviços Fixos e Móveis fixou-se em 14 milhões de RGUs que continuam a expandir-se na Banda Larga e Conetividade, Móvel Pós-Pago e Televisão por Subscrição.
A Altice Portugal reforça a liderança e continua a transformar o país, executando as opções e pilares estratégicos de Convergência, Qualidade de Serviço, Inovação e diversificação de Portfólio, Transformação Digital e Investimento em Infraestruturas e Redes de última geração.
- • A Empresa iniciou o primeiro trimestre do ano com um crescimento global das Receitas de +0,6%, beneficiando de crescimentos de +2,8% no Segmento Consumo e +4,6% no Segmento de Serviços Empresariais, excluindo Altice Labs.
- • O desempenho Operacional foi sólido e crescente em ambos os Segmentos, em resultado da aposta continua num portfólio inovador, convergência, qualidade de serviço e segurança das redes e infraestruturas.
- • A Base Total de RGUs e Clientes Únicos continuou a crescer nestes três primeiros meses do ano, que atingiram 14 milhões e 1,7 milhões respetivamente, permitindo reforçar a liderança do mercado de Telecomunicações em Portugal.
- • O EBITDA cifrou-se em 259 milhões de euros, crescendo +5,6% face ao período homólogo, alavancado no crescimento das receitas core de telecomunicações e disciplina orçamental.
- • O Investimento totalizou 99 milhões de euros no 1º trimestre, refletindo a cobertura praticamente total da população com fibra ótica (95%), o reforço da rede móvel 4G, que chega a 99,95% da população, e a aposta no 5G que, no final do 1º trimestre apresentou uma taxa de cobertura da população de 95,66%.
As opções estratégicas dos últimos anos, que se traduziram numa clara melhoria da performance económico-financeira, aliada à aposta contínua na expansão da rede de Fibra Ótica, melhoria da Qualidade de Serviço, expansão da Rede Móvel e aposta no 5G, como motores para a prestação de um serviço de excelência ao Cliente, são a base para a manutenção do desempenho positivo neste trimestre.
A estratégia passa por uma transformação digital, com benefícios para o Cliente, potenciando a melhoria e diversificação dos nossos Produtos e Serviços. A inovação utilizando novas ferramentas, como a Inteligência Artificial (IA), é um dos novos pilares para continuar a proporcionar aos Clientes elevados padrões de qualidade de serviço e um crescimento sustentável.
Os resultados do 1º trimestre de 2024 evidenciaram crescimento nos principais indicadores operacionais, quer face ao trimestre anterior quer ao período homólogo. A Empresa reforçou a posição de mercado e continuou a expandir a Base de Clientes Únicos, a crescer o total de RGUs Telco, mantendo a angariação aliada a níveis record de desligamentos e a diversificar os serviços para RGUs sinérgicos, tais como Energia e Seguros.
Nestes primeiros três meses do ano, o total de Serviços Fixos incrementou +0,3%, totalizando 6,0 milhões, e a Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição e Conetividade cresceram +0,5% e +0,6% respetivamente, fixando-se ambos em 1,9 milhões.
A Base de Clientes Móveis Pós-Pago já ultrapassou a marca dos 5 milhões e, impulsionada pela convergência, cresceu +1,5% (77 mil clientes) no 1º trimestre de 2024.
As Receitas da Altice Portugal registaram um aumento de +0,6%, no 1º trimestre de 2024, face a igual período do ano anterior, fixando-se em 704 milhões de euros, impulsionadas pelo sólido crescimento dos resultados operacionais, potenciados pela convergência Fixo-Móvel, expansão da Base de Clientes Core Telco, serviços Não-Telco e crescimento do ARPU. Os efeitos positivos nos Segmentos Consumo, SME e Corporate permitiram colmatar o decréscimo de Vendas de Equipamentos da Altice Labs para algumas geografias em particular.
As Receitas do Segmento Consumo ascenderam a 345 milhões de euros no 1º trimestre de 2024, revelando um crescimento homólogo de +2,8%. As Receitas de Serviço aumentaram +3,6% em resultado do crescimento da Base de Clientes e RGUs e do aumento do ARPU, potenciado pelo melhor mix de portfólio através da convergência e aumento de preços. Os Clientes Únicos do Segmento de Consumo, no final do 1º trimestre, aumentaram +0,5%, em relação ao período homólogo, representando +9 mil adições líquidas, e atingiram um total de 1,7 milhões de clientes. Os RGUs de Serviços Fixos e Móveis atingiram os 11 milhões e aumentaram +132 mil face ao período homólogo. Estes resultados são o reflexo da liderança e da qualidade de serviço reconhecida pelos clientes.
As Receitas do Segmento de Serviços Empresariais fixaram-se em 359 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2024, representando uma redução de -1,4%. Nos Segmentos SMB&SOHO, SME, Corporate e Wholesale manteve-se a rota e ritmo de crescimento em resultado do aumento da Base de RGUs e Clientes Empresariais, bem como pela diversificação de serviços Não Telco e Internacionais.
A performance positiva e crescente da Receita Core de Telecomunicações dos Segmentos B2B e Wholesale foi impactada por uma redução nas vendas de hardware e equipamentos da Altice Labs.
O EBITDA aumentou +5,6%, face ao 1º trimestre de 2023, para 259 milhões de euros no 1º trimestre de 2024, sustentado na dinâmica operacional de expansão da Base de Clientes e RGUs, crescimento do respetivo ARPU, diversificação de portfólio, novos negócios Não Telco, e na disciplina dos custos operacionais.
A Empresa continuou a reforçar e otimizar os seus recursos, a capacidade da sua infraestrutura e a disponibilização de serviços inovadores. Por isso, o Investimento ascendeu a 99 milhões de euros, no 1º trimestre de 2024, com menor ritmo na expansão da Rede de Fibra Ótica que já atingiu 6,4 milhões de casas, mas com reforço claro na expansão de cobertura da Rede Móvel e na implementação da tecnologia 5G, já com uma taxa de cobertura de 95,66% da população no final do 1º trimestre de 2024. No 4G, a taxa de cobertura da população nacional, registada no 1º trimestre de 2024, foi de 99,95%.
A MEO foi reconhecida como o operador com melhor Rede Móvel de Lisboa, de acordo com o “Relatório de Auditoria, Portugal, Lisboa” da Umlaut, relativo a 2024. O estudo testou e mediu a experiência de utilização de Serviços Móveis de Voz e Dados, em todas as Redes (2G/4G/5G), dos três operadores nacionais, em Lisboa.
No Relatório "As Melhores Marcas para o Consumidor em 2024" do Portal da Queixa by Consumers Trust, as marcas da Altice Portugal, MEO Energia e SAPO, conquistaram o prestigioso Prémio Marca Recomendada 2024. A distinção atribuída resulta das avaliações dos consumidores portugueses, ao longo do último ano.
O recente estudo “Brand Reputation”, da consultora OnStrategy, revelou que as marcas MEO, SAPO, Altice Portugal e MOCHE, estão entre as mais respeitadas em Portugal. Ao longo do ano foram analisadas mais de 2 mil marcas de 70 setores de atividade, com base em dados recolhidos junto de mais de 50 mil cidadãos.
De acordo com os últimos dados divulgados pela ANACOM, a MEO foi o operador de telecomunicações com menor número de reclamações, no ano passado, mantendo este estatuto há mais de quatro anos consecutivos.
Já durante o 2º trimestre do ano, o MEO lançou o primeiro serviço mundial sustentável de telecomunicações e energia, com sinergias consubstanciadas na atribuição de benefícios cruzados entre serviços de telecomunicações prestados pelo MEO e serviços de energia prestados pela MEO Energia. O anúncio desta oferta única e disruptiva no mercado nacional, foi acompanhado por um movimento de reposicionamento da marca MEO que assumiu uma nova identidade gráfica e visual.
A Estação de Cabo Submarino de Carcavelos, da Altice Portugal, recebeu o maior sistema de cabos submarinos do mundo, 2Africa, também conhecido como “Cabo Facebook”, fruto de uma parceria que consolidou o papel da Altice Portugal como operador de destaque no mapa das comunicações submarinas.
Durante o 1º trimestre do ano, Portugal pontuou na inovação tecnológica através da Altice Labs, tendo obtido duas novas patentes, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.