meo-empresas-acelera-digitalizacao-do-setor-da-saude-com-infraestrutura-inedita-em-nuvem-para-dados-medicos

MEO Empresas acelera digitalização do setor da saúde com infraestrutura inédita em nuvem para dados médicos

meo-empresas-acelera-digitalizacao-do-setor-da-saude-com-infraestrutura-inedita-em-nuvem-para-dados-medicos

Uma infraestrutura em nuvem para dados de saúde, destinados à investigação, foi o projeto que uniu a MEO Empresas, a Fundação Champalimaud e a BMD Software.
Digitalizar a saúde, colocando o paciente no centro de todo o processo de transformação digital, é o mote de atuação da Empresa que tem vindo a posicionar-se enquanto referência nesta área, apostando no desenvolvimento de projetos de Inovação, Desenvolvimento e Investigação, centrados na área das plataformas e aplicações digitais, de suporte à saúde e ao bem-estar.​
Depois de terem feito história, com a realização da primeira cirurgia de cancro da mama com utilização da tecnologia 5G, que uniu Portugal e Espanha, a MEO Empresas e a Fundação Champalimaud materializam a sua vontade de continuarem a trabalhar em conjunto, com a criação de um sistema estandardizado de interoperabilidade e armazenamento na nuvem de dados clínicos de doentes, devidamente anonimizados e seguros. Ou seja, um sistema de armazenamento de dados de saúde com ligação digital aos sistemas clínicos da Fundação Champalimaud, que assenta numa visão estratégica de criar valor em saúde através da ciência dos dados.
Mas se nesta fase, os dados destinam-se aos investigadores que os pretendem estudar, no futuro, pretende-se disponibilizá-los aos clínicos e aos próprios doentes, para serem consultados, através da internet, em qualquer sítio do mundo.
Esta infraestrutura, otimizada e personalizada para a Unidade de Mama da Fundação Champalimaud, oferece um conjunto de benefícios e mais-valias à medicina, sendo mais um importante passo nesta área. Ao permitir a partilha dos dados com e entre investigadores, abre-se uma janela de oportunidade para a investigação em inteligência artificial na área da saúde, permitindo acelerar estudos clínicos que facilitem a implementação destas novas tecnologias ao serviço dos doentes e dos médicos.
Além de fomentar a inovação tecnológica e a partilha de conhecimento, este projeto vai ainda proporcionar a descoberta de novas experiências e de novas áreas de interseção da tecnologia e da medicina, num novo ecossistema que garanta a criação de um novo braço da Medicina para uma nova era de personalização do tratamento através da Medicina de Precisão. Este conceito pretende conquistar espaço e relevância para a tecnologia e para as aplicações neste inovador ecossistema da saúde para combater doenças crónicas como a diabetes e o cancro, seja através de infraestruturas e tecnologias 5G, Realidade Virtual e Aumentada, Cloud, Big Data e Inteligência Artificial com vista à construção do Bloco Operatório do Futuro.
Hoje, como no primeiro dia, o desafio da MEO Empresas continua: preparar as empresas para atingirem o seu verdadeiro potencial, gerarem maior valor e criarem um impacto mais positivo no mercado e no mundo.​