A estratégia definida continua a resultar no aumento da Base de Clientes, no crescimento da Receita e dos Resultados Operacionais, numa diversificação ímpar do portefólio de produtos e serviços, impulsionada pela inovação, no reforço constante das suas redes fixas e móveis e em elevados padrões de qualidade de serviço.
• As Receitas cresceram +9,1% em termos homólogos, no terceiro trimestre de 2023, fixando-se num total de 742 milhões de euros.
• O EBITDA, em igual período, atingiu os 281 milhões de euros, aumentando +20,3% face a igual período de 2022.
• No terceiro trimestre do ano, o Investimento da Altice Portugal ascendeu a 110 milhões de euros, demonstrando o seu compromisso em liderar a transformação tecnológica e digital em Portugal.
Nos nove meses do ano, as Receitas cresceram +11,6% e o EBITDA +13,5%, para 2.159 milhões de euros e 781 milhões de euros respetivamente, face a igual período do ano anterior. O Investimento da Empresa foi de 341 milhões de euros no mesmo período.
No terceiro trimestre de 2023, a performance operacional manteve a sua trajetória positiva, o que se traduziu na continuada aquisição de Clientes, conjugada com níveis históricos de desligamentos, o que permitiu aumentar a Base dos Serviços Fixos em +4,7% nos últimos 12 meses, tendo a Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição crescido +3,6%.
A marca de consumo da Altice Portugal, MEO, foi considerada como a favorita pelos portugueses, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Marketeer 2023, na categoria de Telecomunicações.
Selecionada pela sua vasta experiência em eventos de grande dimensão e competência operacional ímpar, a MEO foi a parceira tecnológica da Jornada Mundial da Juventude, envolvendo cerca de 1,5 milhões de peregrinos de todo o mundo, tendo assegurado uma megaoperação tecnológica de excelência e processado 180 TB de tráfego.
A MEO revolucionou o mercado com o lançamento da 1ª oferta nacional de 10 Gbps simétricos (download e upload) dirigida aos segmentos de consumo e empresarial. Esta solução pioneira de internet, de hipervelocidade através de fibra ótica, introduziu em Portugal uma nova realidade tecnológica com acesso a uma rede com velocidade, fiabilidade e estabilidade nunca antes alcançadas.
Segundo dados publicados pela ANACOM, uma vez mais a MEO foi a operadora que apresentou a menor taxa de reclamações por mil clientes, fruto da forte aposta da Altice Portugal em níveis de excelência na Qualidade de Serviço prestada aos seus clientes.
As Receitas do Segmento Consumo registaram o valor de 341 milhões de euros no terceiro trimestre de 2023, revelando um crescimento homólogo de +3,4%, potenciado pelo crescimento da Base de Clientes e do aumento do ARPU. A base de Clientes Únicos continuou a expandir-se e aumentou +1,1% face ao período homólogo do ano anterior, +18 mil adições líquidas em 12 meses, totalizando 1,7 milhões.
As Receitas do Segmento de Serviços Empresariais fixaram-se em 401 milhões de euros neste trimestre, o que representa uma variação homóloga crescente de +14,4%, impulsionada, pela convergência de serviços Telco e não-Telco na Base de Clientes, pelo crescimento das novas linhas de negócio que respondem às tendências
atuais de transformação digital, pela expansão para mercados adjacentes e pelo contínuo crescimento da Altice Labs decorrente da exportação de inovação tecnológica para o mercado internacional.
Para a performance positiva do Segmento de Serviços Empresariais contribuiu também o negócio de desenho, construção e operação e manutenção de uma rede de fibra ótica na Alemanha sob a liderança da Geodesia Internacional, empresa do universo Altice.
O EBITDA aumentou +20,3%, face ao terceiro trimestre de 2022 para 281 milhões de euros, alavancado no crescimento sustentado da Base de Clientes, incremento do ARPU, diversificação do portefólio e na contínua disciplina dos custos operacionais.
O Investimento ascendeu a 110 milhões de euros, reafirmando-se a aposta continuada na transformação das infraestruturas, em elevados standards de qualidade de serviço, na inovação e no investimento em Portugal.
A Altice Portugal lidera em termos de inovação tecnológica e experiência de cliente cada vez mais digital, atingindo 95,6% de cobertura da população portuguesa servida com 5G e com 6,3 milhões de lares e empresas, servidas com Fibra Ótica, em todo o país.