Para os próximos 5 anos, prevê-se um investimento de 20 milhões de euros em áreas tão diversas como o conhecimento, a tecnologia e a arte. Os objetivos estratégicos são: a integração na sociedade de pessoas com incapacidade, a acessibilidade ao conhecimento e a proteção e desenvolvimento do património cultural e artístico da Fundação Altice.
Com um legado de duas décadas repleto de marcos históricos, a Fundação Altice, através de projetos e soluções inovadoras, tem dado respostas eficazes e sustentáveis para problemas sociais e globais.
Reconhecendo à tecnologia a sua vocação mais nobre de potenciar a qualidade de vida das pessoas, a Fundação tem atuado nas áreas da acessibilidade às comunicações, da educação, da arte, da cultura e apoio ao empreendedorismo social. Uma intervenção multidisciplinar que a torna ímpar em Portugal.
A Teleaula, com o objetivo de integração de alunos com necessidades educativas, deficiência ou doença prolongada; o Babycare, um sistema de acompanhamento de bebés em incubadoras ou o Audiozapping, que permite o acesso à comunicação por pessoas portadoras de deficiências. Ou ainda, a Khan Academy ou o Programa Inclui, que permitem a utilização de soluções de acessibilidade às tecnologias digitais por crianças e jovens. Estes são alguns dos projetos e das soluções desenvolvidas que têm vindo a contribuir ativamente para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da sociedade.
A intervenção da Fundação Altice tem vindo a fazer a diferença na vida de milhares de portugueses. Desde 2017, os números são claros: mais de 3 milhões e 200 mil beneficiários e 4.600 entidades foram impactadas pela atuação da Fundação.
Aproximar o futuro de quem mais precisa dele
A Sustentabilidade, na sua dimensão social, está intimamente ligada à génese da Fundação Altice. Contribuir ativamente para a evolução da sociedade, seja na vertente de integração, seja na igualdade de oportunidades, com projetos e soluções transformadores é o desígnio futuro da Fundação Altice.
Marca pioneira na adaptação e adoção de tecnologia, através do desenvolvimento de produtos e soluções, esse desígnio cumpre-se em três as áreas de atuação: Tecnologia, Conhecimento e Arte.
- Tecnologia - Trabalhar a tecnologia como uma solução para a integração das pessoas com incapacidade, com destaque para os seguintes projetos: Programa Inclui, Comunicar em Segurança, Khan Academy, Plataforma Campus, MagicContact, LGP APP, Aplicação Hábil, Portal de mobilidade e serviços e Espaços Inclui - https://fundacao.altice.pt/tecnologia/programa-inclui.
- Conhecimento - Promover a investigação e inovação para o desenvolvimento de soluções tecnológicas como resposta aos problemas identificados no âmbito da Fundação, através de estudos e publicações e da metodologia Consigo - Mudança Sistémica da Deficiência em Portugal.
- Arte - Promover a arte contemporânea e cuidar do património artístico e cultural da Altice através do Espaço Coleção e do Espaço arte e tecnologia. - https://fundacao.altice.pt/arte/colecao-arte
Coleção de Arte Contemporânea Fundação Altice
Proporcionar acesso à arte e torná-la de fácil compreensão para todos sempre foi um dos pilares da Fundação Altice. Neste sentido, sendo a promoção da arte nacional também parte da estratégia da Empresa, a sua Fundação tem vindo a reunir desde 1997, uma Coleção de Arte Contemporânea portuguesa. Nesta vertente é inaugurado, no Fórum Picoas, no edifício sede em Lisboa, o seu primeiro espaço coleção.
Constituída por cerca de 200 obras, a coleção inclui alguns dos artistas mais relevantes da atualidade, com trabalhos datados a partir dos anos 1960. Sem limites temáticos, a coleção inclui obras de escultura, pintura, instalação, desenho, vídeo e gravura. Com o objetivo de oferecer uma visão abrangente e questionadora da contemporaneidade artística portuguesa, a coleção tem sido regularmente apresentada em museus municipais, fundações e centros de arte contemporânea no país e na Europa.
Espaço Coleção
A Arte e o Fórum Picoas sempre estiveram de mãos dadas. A sede da Altice Portugal é cenário de diversas obras de arte, desenhadas e incorporadas no próprio edifício, que o tornam num espaço inspirador que convida à criatividade e que permite conexão e envolvimento entre as pessoas.
Tendo a Arte como eixo estratégico da sua atuação, a Coleção de Arte Contemporânea da Fundação Altice apresenta casa própria. Acessível a todos, no lugar da sede, o Fórum Picoas, foi agora criado o Espaço Coleção, que se encontra aberto ao público. O novo espaço coleção, recuperado de uma antiga cafetaria, recebe uma exposição em permanência e um “espaço emergente” destinado à exposição de obras de artistas não consagrados, promovendo o apoio e a consagração do novo talento pela Fundação Altice.
O Espaço Coleção inaugura com a exposição “Todo o visível vem do invisível”. Obras da Coleção de Arte Contemporânea da Fundação Altice, com o título pedido de empréstimo à pintura de Jorge Martins.
Uma novidade deste espaço é o Guia Virtual do Espaço Coleção de Arte Contemporânea Fundação Altice, uma solução única no mercado destinada a todos os públicos. A app móvel, permite um conhecimento aprofundado da exposição e das peças apresentadas, através de uma descrição detalhada de cada peça adaptada ao público, sejam adultos, crianças, pessoas surdas (LGP) e cegas (audiodescrição e audio-interpretação). A app pode ser instalada a partir da loja Google Play para Android e da App Store para iOS.
Com curadoria de Adelaide Duarte, a exposição conta com obras de Alberto Carneiro, Álvaro Lapa, Ângelo de Sousa, Cabrita, Diogo Pimentão, Eduardo Batarda, Fernando Calhau, Fernando Conduto, Helena Almeida, Inês Botelho, João Vieira, Joaquim Bravo, Joaquim Rodrigo, Jorge Martins, Júlia Ventura, Mafalda Santos, Maria José Oliveira, Pedro Cabral Santo, Rita Barros e Rui Sanches
Campanha multimeios “O Futuro pela Frente”
A Fundação Altice assume agora um posicionamento como marca pioneira na adoção da tecnologia e inovação com o objetivo de fazer a diferença na vida das pessoas.
Este posicionamento é materializado na campanha com o claim “O Futuro pela Frente”, que tem como principal desafio apresentar a nova identidade da Fundação Altice, onde a tecnologia se funde e existe em convergência com o lado mais humano das pessoas. É este o grande propósito que a faz continuar a investigar, a criar e a desenvolver produtos e serviços de última geração. É o equilíbrio da sociedade e a inclusão que dão luz a cada dia e a cada avanço alcançado.
Foi sob esse pressuposto que nasceu uma narrativa de esperança e uma campanha emotiva, onde o preto e o branco contrastam com os apontamentos de cor trazidos pelas soluções desenvolvidas e disponibilizadas pela Fundação Altice. Na campanha as adversidades são expostas sempre em desvantagem, com um contraponto de perseverança e querer maiores. É esta a esperança que traz um presente e um futuro de qualidade a quem mais precisa dele.
Tudo isto sintetizado e agregado numa assinatura que aponta e resume aquilo que nos move diariamente: “O Futuro pela Frente”. Mais que o passado e o presente, a Fundação Altice existe para que todos sonhem e realizem todo o futuro com que sonham, todo o futuro que lhes está garantidamente por vir.
A campanha de comunicação multimeios será veiculada nos meios habituais – TV, digital, imprensa e mupis. No ar a partir de 22 de março a 5 de abril, a campanha será composta por quatro filmes – um filme institucional e três filmes dedicados a soluções de acessibilidade da Fundação Altice: a app LGP, o Magic Contact e a Teleaula.