‘The Forgotten Team’ era a campanha portuguesa que estava presente nas shortlists finalistas em mais categorias, e acabou mesmo por arrecadar o ouro, desta feita na categoria ‘Sports Live Experience’.
A campanha multimeios, que resultou de uma parceria entre a MEO e a Amnistia Internacional, representada em TV, outdoor, digital e outras plataformas publicitárias, contou com a criatividade da Dentsu Creative, chamando a atenção para os trabalhadores que perderam a vida na construção dos estádios do Catar, onde decorreu o campeonato mundial de futebol.
‘The Forgotten Team’ dá força à atuação da MEO enquanto marca de causas, ao colocar, mais uma vez, os seus meios à disposição de iniciativas que promovem o debate público e fomentam a mobilização dos portugueses pela defesa e criação de uma sociedade mais humanizada, mais justa, equitativa e equilibrada.
“A humanização é, cada vez mais, um dos mais sólidos pilares de atuação da marca MEO. Liderar é também tomar atitude, assumir risco e ser decisivo em momentos críticos. O envolvimento e a capacidade de amplificar estes gritos de alerta só vêm reforçar o que é o próprio propósito da Altice Portugal, que é ligar as pessoas à vida”, sublinha o Chief Marketing Officer da Altice Portugal, João Epifânio. “Para o MEO, para Portugal e para todos os profissionais de Marketing é um grande orgulho receber este reconhecimento que torna a MEO e a Amnistia Internacional as únicas marcas portuguesas a serem distinguidas em dois anos sucessivos com Leões de Ouro nos denominados “Óscares da publicidade”. Este reconhecimento eleva ainda mais a ambição, a vontade e o compromisso de continuarmos a dar voz a causas e por causas que façam a diferença junto da sociedade”, acrescenta o responsável.
Já Tomás Froes, CEO da Dentsu Creative, lembra que “Colocar a criatividade e o talento da Dentsu ao serviço da solidariedade é também a nossa missão. A conquista de prémios como este só reforçam a convicção de que sim, a publicidade também pode contribuir para transformar a sociedade. Mais uma vez, a MEO confiou em nós para dizer ‘humaniza-te’, e o resultado não podia deixar-nos mais satisfeitos.”
O reconhecimento no Cannes Lion Festival of Criativity vem juntar-se aos 15 prémios também conquistados pela ‘The Forgotten Team’ em território nacional, naquele que é, há 25 anos, o mais prestigiado festival a premiar a criatividade em português, o Festival do Clube de Criatividade.
O prémio agora divulgado, e o reconhecimento que este encerra, revestem-se de particular simbolismo, ao serem anunciados no Dia Mundial do Refugiado, dia em que se pretende destacar o poder da solidariedade e da inclusão, num movimento de luta contra este flagelo. Foi também um dia que a MEO fez questão de assinalar com o lançamento de um documentário exclusivo, protagonizado pelo Chef Chakal (Embaixador da marca). ‘A Comida Une – Uma Viagem Solidária’, que foi filmado pelo próprio e produzido pelo MEO, acompanha, ao longo de 4 episódios, toda a viagem do embaixador da MEO desde Portugal até à fronteira entre a Polónia e a Ucrânia, no início do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, em fevereiro de 2022. É o retrato de uma ação de verdadeira solidariedade e acolhimento dos mais necessitados, num momento em que milhares de refugiados chegavam à Polónia em fuga de um país em guerra.
The Cannes Lions International Festival of Creativity
O The Cannes Lions International Festival of Creativity foi criado em 1953 pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies) e é atualmente o mais importante prémio da publicidade mundial. Com organização da empresa britânica Ascential plc, realiza-se anualmente na cidade de Cannes, na Riviera Francesa, reconhecendo os trabalhos mais criativos da publicidade do último ano, em simultâneo com uma conferência com cerca de 200 atividades entre debates e encontros com nomes grandes do setor. O evento decorre até dia 24 de junho.