Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Oliveira do Hospital, Penacova e Soure. São estes os municípios de Coimbra que ganham 39 novas freguesias com cobertura integral de fibra ótica da Altice Portugal. Este investimento surge depois de, em 2019, a Altice Portugal ter anunciado mais de uma centena de freguesias com o selo “Freguesias 100% Fibra”. Hoje mais de 6 milhões de lares e empresas portuguesas estão cobertos com a fibra ótica da Altice Portugal, a mais ampla rede de fibra ótica nacional. Isso é fruto de um investimento sem precedentes que, além de privado, autónomo e totalmente voluntário, é de verdadeiro interesse público para Portugal e para os portugueses.
O acesso a fibra ótica de última geração permite dotar os territórios de oportunidades únicas de desenvolvimento económico e social, contribuindo para fixar populações, gerar emprego e combater a desertificação. Ao dinamizar as economias locais, a Altice Portugal está a contribuir para a coesão territorial e a aumentar a atratividade e competitividade das regiões sem olhar à sua dimensão ou densidade populacional.
A fibra ótica é uma infraestrutura tecnologicamente mais robusta, resiliente e com maior capacidade, que abre portas à possibilidade de novos serviços e permite reforçar a qualidade do serviço prestado aos clientes. O momento que assinalou a entrega dos certificados “Freguesias 100% Fibra” aos representantes dos Municípios decorreu na Figueira da Foz, no final do espetáculo “Portugal tem Fibra – Monólogos da Vacina” de João Baião, numa encenação que descreve os últimos dois anos de pandemia e destaca a importância que as telecomunicações tiveram na vida dos portugueses durante esse período. A produção conta com o patrocínio da Altice Portugal e do MEO e vai passar por várias salas de espetáculos em todo o país.